terça-feira, 18 de março de 2008

Ética

E aonde entra a ética? O argumento todo se apóia exatamente nas escolhas dos indivíduos. Como posso, então, assumir que exista uma moral intrinsica a toda a humanidade, ou a toda sociedade? Parto do pressuposto que isso não existe. Toda moral que se suponha válida a priori é vazia. A ética mora dentro das escolhas de cada um. Sou eu que devo, todo dia, decidir se sucumbirei a meus desejos perante minhas vontades ou não. O que não devo é deixar de me criticar. Deixar de pensar sobre a forma com que tenho tomado minhas decisões. A falta de ética mora no fechar os olhos para as consequências da escolha feita. No falso "lavar as mãos" perante as próprias ações. A ética mora exatamente no ato de assumir a responsabilidade por cada escolha. Mora no pensar sobre todas as consequências dessa escolha e nunca se acomodar com fórmulas prontas de pensar. A ética mora exatamente na auto-crítica constante das próprias escolhas.

Nenhum comentário: