terça-feira, 25 de março de 2008

Meios de Produção

Pressuponho minha liberdade assim como a dos outros. Assumir a própria liberdade, é o primeiro passo. Passo que considero fundamental, mas certamente o mais fácil. O segundo passo é muito mais difícil, pois assumindo a liberdade alheia e sendo ético como definido anteriormente sou obrigado a encarar perguntas incômodas. Minha ética me força a encarar todo tipo de pergunta. Seja ela incômoda ou não. Cada qual é responsável por dar ênfase maior ou menor a uma ou outra pergunta. Porém, minha ética somada a assunção fundamental da liberdade alheia me força a encarar pelo menos uma questão incomoda que diz respeito aos meios de produção. Sou livre porque outros não o foram. Posso escrever esse texto pois tenho tempo, saúde e um computador. Tempo esse que alguém perdeu para plantar e colher o que comi hoje. Saúde essa que é negada a tantos outros que vivem em condições criminosas de falta de saneamento. Computador esse que não tenho a menor idéia de por quem foi montado e se esses que o montaram foram tratados de forma digna no processo de montagem. Minha liberdade é condicionada ao meio de produção que estou inserido. Meio de produção esse que me favoreceu em quanto desfavoreceu tantos outros. Minha liberdade priva tantas outras liberdades e, sendo ético, TENHO que pensar criticamente sobre isso. Minha ética me força a pensar o meio de produção no qual me insiro.

Um comentário:

Unknown disse...

e naquele dia a gente foi dormir com um desafio pra pensar e quando acordamos não procuramos a resposta. Estou escrevendo aqui pra propor que esse seja um tópico quando estivermos naquele clima filosófico outra vez (e não me diga que "propor um tópico" é mania de C.A)... hehehe
Bom, enquanto você fica dentro dessa sua cabecinha fazendo inúmeras perguntas e raciocínios lógicos, eu fico aqui dentro do meu coraçãozinho fazendo investigações de sentimentos e inquietações. E é a partir dessa ambiguidade que eu te digo (de um jeito necessariamente mais uma vez renovado) o quanto eu te amo.
=)