segunda-feira, 2 de junho de 2008

Formação Inicial 1

(Comentário tirado da formação inicial do ALFA)
- Nunca teremos uma auto-gestão de fato nas salas de aula, porque a auto-gestão de fato pressupõe uma certa isonomia de seus participantes e a simples diferença de formação entre o educador e os educandos impossibilita essa isonomia.

Não existe a auto-gestão. O que existe é o processo de auto-gestão. A luta não deveria ser para que no fim tenhamos uma auto-gestão "de fato". A luta deveria ser para construção permanente da auto-gestão. A luta deveria ser para a construção permanente do socialismo/comunismo/anarquismo. Olhar para a auto-gestão (socialismo/comunismo/anarquismo) como um fim é uma forma de objetivização do conceito de auto-gestão (socialismo/comunismo/anarquismo).

Um comentário:

Unknown disse...

Sei lá... as vezes eu acho que pensar nisso tudo como um "processo" é só uma forma de eu olhar pra coisa de forma a me sentir menos frustrada. Tudo bem...tudo é processo... Mas e se o processo na sala de aula até hoje não almejou a progressiva libertação, mas a intensificação daquele monte de coisa que a gente nega?! Você vai me dizer pensando no Sartre "Você não tem como garantir a ação do outro quanto à isso, mas você é quem vai bancar essa escolha e esse seu processo"...
Sei lá
Acho que estou muito ansiosa e cheia de espectativas...o que carrega uma mistura de angústia com esperança...
Como que vc pode escrever essas coisas com tanta segurança?!